Confira algumas dicas para deixar seu churrasco perfeito

Churrasco é bom e todo mundo gosta. É a refeição preferida de 9 a cada 10 brasileiros. Mas não é qualquer carne que faz um bom churrasco. É preciso escolher bem a raça do animal, o melhor corte, o tempero e o tempo certo de fogo. São detalhes simples que podem transformar qualquer amador num excelente churrasqueiro.

Mas alguns cuidados também devem ser tomados para evitar erros comuns. Um deles é errar na quantidade de carne. Nada mais desagradável que ver a carne acabando e a demanda aumentando.

O certo é calcular certinho o número de pessoas e a quantidade ideal para não faltar, mas também não sobrar, pois vamos combinar que é um desperdício assar um grande volume de carne que não será consumida.

Agora, vamos a algumas dicas infalíveis para arrasar na churrasqueira!

#1 – Coloque a cerveja pra gelar com antecedência

Não tem nada pior que cerveja quente. Então antes de começar qualquer preparação, coloque as cervejas na geladeira, no freezer, no cooler, no gelo. E deixa gelar!

#2 – Acendendo a churrasqueira

Se tiver um acendedor vai ser bem simples e rápido, pois não cria labaredas e deixa a queima mais uniforme. Com a churrasqueira limpa, faça uma pirâmide com o carvão, colocando os pedaços maiores por baixo. Posicione o acendedor no centro da pirâmide. Quando o carvão já estiver pegando brasa, espalhe e acrescente mais carvão para preencher todo espaço.

O ideal é deixar a churrasqueira com duas temperaturas diferentes: uma mais alta para dourar a carne, com a grelha mais baixa, bem próxima da brasa, e outro no canto oposto, para cozinhar lentamente.

Para saber a temperatura certa, você deve colocar a mão uns 15 cm acima da grelha e contar até cinco. Se tirar antes do tempo, está muito quente. Se aguentar mais tempo que 5, o fogo está baixo.

#3 Escolha da carne

Algumas raças são mais propensas a produzir carne mais macia, perfeita para um churrasco saboroso. A raça Angus é a mais aclamada por chefs e assadores do mundo todo, devido seu sabor peculiar, graças ao marmoreio – que é a gordura entremeada nas fibras musculares. Quando em contato com a brasa a gordura derrete, conferindo muita suculência e maciez à carne.

Aconselhamos a utilização de Carne Angus Certificada, que além de ser extremamente saborosa, tem garantia de qualidade e origem.

#4 Quantidade de carne por pessoa

Faça o calculo considerando também os acompanhamentos servidos. Geralmente são arroz, salada, maionese, farofa, vinagrete, pão de alho, legumes, entre outras opções. O correto é considerar aproximadamente 300 gramas de carne por pessoa. Mas se for ter menos acompanhamentos, o ideal é considerar até 400 gramas.

#5 Respeite o ponto da carne

 Para carne cortada em bifes, altura medida da grelha deve ser de aproximadamente 15 com, mas para carnes em pedaços, a altura é de 40 cm. Para bifes, o ideal é cortar espessura de mais ou menos dois dedos, mais do que isso demora muito para chegar ao ponto.

Agora ficou fácil preparar um churrasco incrível, sem desperdício e muito saboroso! Aproveite as carnes da VPJ Alimentos, são certificadas, com selos de qualidade e controle de origem.