Dicas VPJ: Aprenda a descongelar corretamente as carnes

carne VPJ

A VPJ Alimentos já conquistou duas vezes o título de melhor produtora de carne de qualidade do Brasil. Também foi pioneira na certificação Angus Gold, selo especial criado pela Associação Brasileira de Angus que somente cortes com altos níveis de marmoreio recebem. Portanto, de carne a gente entende.

E hoje vamos deixar aqui algumas dicas importantes que é preciso seguir na hora de descongelar as carnes para consumo. Para manter sua qualidade e, principalmente, seus nutrientes, atente-se a alguns cuidados:

Antes de tudo, é importante frisar que não indicamos congelar a carne depois de já ter sido descongelada. Essa prática aumenta o risco de contaminação devido ao crescimento da população de microrganismos presente no próprio alimento. Outro motivo é que com o descongelamento a carne perde muito líquido e, se voltar a ser congelada, poderá ficar seca e sem sabor.

O ideal é retirar a carne do congelador com 24 horas de antecedência e deixa-la dentro da geladeira. As bactérias presentes na carne se multiplicam rapidamente em temperatura ambiente e para não deixar isso acontecer, é importante manter a carne num ambiente refrigerado.

Segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o descongelamento de alimentos deve ser feito em condições de refrigeração, com uma temperatura inferior a 5ºC.

Congelamento rápido e descongelamento lento

A VPJ Alimentos tem um cuidado especial com todas as carnes que produz. Os cortes são talhados a mão com todo cuidado e depois passam por um processo de congelamento ultrarrápido garantindo assim, melhor conservação das características nutricionais da carne.

Nos últimos 10 anos, mais de 110 pessoas já morreram no Brasil pela ingestão de comida contaminada. Ou seja, por manuseio incorreto, má conservação, congelamento ou descongelamento.

E o descongelamento rápido da carne também a fez perder líquidos o que, consequentemente, interfere no sabor e pode perder vitaminas, ficando menos macia e suculenta. Também não recomendamos descongelar a carne na água.

Então, para manter todo sabor, maciez e suculência da carne, siga corretamente as dicas da VPJ Alimentos para descongelamento e lembre-se que no caso da carne é importante, para manter toda sua qualidade, um congelamento rápido e um descongelamento lento.

Para mais informações sobre a VPJ Alimentos:
Breeders Propaganda e Marketing
Mauren Ribeiro
E-mail: mauren@breeders.com.br
Telefone: (19) 3867-7022