Picanha Angus VPJ é a estrela dos churrascos Brasil afora

Corte preferido de 8 a cada 10 brasileiros, a picanha é a grande protagonista dos churrascos brasileiros. Mas para ser perfeita, a picanha tem que ser VPJ Alimentos!

A Picanha Angus VPJ é um dos cortes mais celebrados por chefs, assadores e amadores. É macia, de sabor autêntico, extremamente marmorizada e com capa de gordura na medida para acentuar seu sabor e sua suculência. Nunca decepciona!

E por isso é considerada a rainha do churrasco, de norte a sul do Brasil.

picanha angus VPJ E como surgiu a ‘picanha’?

Corte macio, marmorizado e com capa de gordura que realça seu sabor, a picanha é um corte bem brasileiro.

A história mais difundida sobre a origem do nome, é de que teria sido criado por um restaurante de São Paulo, na década de 1950. De acordo com os relatos, o neto do conde Matarazzo, Baby Pignatari, questionou sobre o sabor peculiar da carne que lhe foi servida.

O churrasqueiro do local, um argentino, respondeu em espanhol “picanã”, como era chamada a ponta da vara que cutucava os bois na altura da anca, região de onde a peça é retirada. A partir de então, o nome picanha começou a ser usado.

O modo de preparo faz toda diferença!

A picanha é fácil de ser preparada e pode ser assada inteira ou em tiras, no espeto ou na grelha. E a capa de gordura é muito importante na hora do preparo. É quando ela derrete que transfere à carne um sabor acentuado, inconfundível.

Mas mesmo sendo o corte mais popular nos churrascos brasileiros, assim como a raça e a marca da peça, a forma de preparo também faz diferença. Conheça os diferentes tipos de preparo e prepare-se para ganhar todos os elogios no próximo churrasco.

Picanha inteira

Você deve acomodar a peça na grelha com a gordura para cima durante, aproximadamente, 40 minutos. A gordura derretida confere todo sabor especial do corte. Depois é só virar a peça para finalizar e dourar, por mais ou menos uns 20 minutos.

Cortes de picanha no espeto

Para aproveitar o máximo do sabor da picanha no espeto, é importante cortar a peça em meia lua (como nas churrascarias). Importante deixar a gordura do lado de fora do espeto e depois assar durante 5 minutos de cada lado, lascar os cortes e depois voltar pro fogo.

Steaks na grelha

Recomendamos cortar bifes na medida de dois dedos, sempre começando pela ponta da peça. Posicione os steaks na grelha e deixe em média de 8 a 10 minutos de cada lado, com a grelha numa distância de aproximadamente 20 cm da brasa.