Técnico da VPJ Alimentos alcançou a marca de 10 mil carcaças bovinas avaliadas neste ano pelo sistema Brazil Beef Quality

 

Ailton Alex dos Santos, um de nossos técnicos, capacitado e credenciado para avaliação de carcaças pelo sistema Brazil Beef Quality, alcançou somente neste ano, a marca de 10 mil carcaças bovinas avaliadas. O momento foi registrado com entrega de um certificado de reconhecimento. Os representantes da VPJ Alimenots e da Brazil Beef Quality realizaram a entrega do certificado.

Neste sistema de avaliação, o técnico realiza a avaliação de características como marmorização, área de olho de lombo, ossificação, pH e insere no software BeefScore que estima a palatabilidade da carne para diferentes tempos de maturação da carne.

A Brazil Beef Quality é um programa de qualidade sensorial para carne bovina. O projeto utiliza o mesmo sistema do Meat Standards Australia – principal sistema de classificação de carne de qualidade do mundo e a única a utilizar um software que faz predições da qualidade com base nas características de carcaça do animal.

Como acontece a classificação?

classificação Brazil Beef QualityAlgoritmos embarcados no software, desenvolvidos com dados de pesquisas em testes sensoriais com consumidores, processam as informações e classificam a qualidade da carne. “É possível predizer a palatabilidade da carne – relação entre maciez, sabor e suculência – através das informações da carcaça do animal, e assim segregar todos os cortes em níveis de qualidade”, explica Marcelo Coutinho, diretor e pesquisador do programa Brazil Beef Quality.

A classificação dos cortes bovinos será feita por meio de estrelas, de 3 a 5, de acordo com a qualidade da carne. Classificação 3 estrelas indicará que o corte é bom para o dia a dia. Já a classificação 4 estrelas indicará que é uma carne muito boa. E a classificação 5 estrelas será para cortes selecionados de excelente qualidade.

E a Brazil Beef Quality utiliza diversos fatores que podem afetar a qualidade final da carne, como cor de carne e gordura, pH, grau de marmoreio, entre outros. “Na área ciência de carnes sabemos que muitos fatores afetam a qualidade da carne. Desta forma, fazemos o uso combinado destas séries de fatores que permitem gerar um escore para predizer de forma satisfatória a palatabilidade da carne”, afirma Coutinho.

Frigorífico VPJ Alimentos

A VPJ Alimentos já foi eleita por dois anos como a melhor produtora de carne de qualidade do Brasil. Foi também pioneira na certificação Angus Gold, selo emitido pela Associação Brasileira de Angus que certifica somente cortes de extrema qualidade.

E o sistema de classificação de qualidade da Brazil Beef Quality chega para comprovar a excelência das carnes produzidas pela VPJ Alimentos. Com essa nova classificação, os consumidores terão mais confiança na hora de escolher a melhor opção para sua família.