VPJ Alimentos e ACBB vão produzir carne de Brahman 

Produto deve chegar ao mercado em meados de 2020

O mercado de carnes nobres do Brasil está prestes a ganhar um produto de peso que deverá brigar pelo pódio com a já consagrada carne angus. É o Brahman Beef Premium, projeto da VPJ Alimentos em parceria com Associação de Criadores de Brahman do Brasil (ACBB).

O programa Brahman Beef deverá estimular o cruzamento do Brahman, através de sêmen ou touros a campo, com fêmeas ½ sangue europeu. A produção oriunda destes cruzamentos será a base do programa Carne Brahman Beef Premium que deverá chegar às gôndolas dos supermercados em meados de 2020.

“O programa trará um grande incentivo ao cruzamento com a raça Brahman, além de grande visibilidade de marca junto ao mercado consumidor de carnes especiais”, afirma Valdomiro Poliselli Junior, presidente da VPJ Alimentos.

O Brahman está sendo introduzido em fêmeas ½ sangue europeu por meio de inseminação artificial ou de touros em cobertura a campo e a produção oriunda desse cruzamento será a base do programa. “O momento é bastante oportuno para a implantação do Brahman Beef que atenderá o mercado intermediário oferecendo cortes macios e saborosos com regularidade, diferente da maioria dos programas de carne que não consegue atender seus clientes 365 dias com o mesmo padrão de qualidade”, garante Poliselli.

O programa seguirá um protocolo rígido onde as carcaças serão certificadas no abate por uma empresa especializada que selecionará a qualidade das mesmas. A base do protocolo consiste em animais machos castrados ou fêmeas com idade no abate de até 24 meses, com bom acabamento e gordura de cobertura mínima de 4 mm.